sábado, 9 de fevereiro de 2008


Um pouco mais de sua história

Foi fundada por David Abercrombie em 1892.Em 1900, Erza Fitch, um de seus principais clientes, entrou na sociedade e a empresa passou a se chamar ABERCROMBIE & FITCH no ano de 1904. Em 1913 mudou seu endereço para a badalada Fifth Avenue, passando também a vender roupas esportivas. Foi a primeira loja de Nova York a vender roupas masculinas e femininas em um mesmo lugar. Em 1939, adotou o slogan “The Greatest Sporting Goods Store in the World”. Na década de 80, em 1988, a marca foi revigorada, re-estilizada e modernizada cuidadosamente pelas mãos do CEO Mike Jeffries, voltando a crescer e conquistar novos consumidores com linhas de roupas informais e sensuais. Começou então a abrir lojas em shoppings e centros de compras durante a década de 90, tendo como público alvo: adolescentes e estudantes. Em 1998, lançou no mercado as marcas ABERCROMBIE KIDS (voltada para crianças) e HOLLISTER (voltada para adolescentes). Em 2005, inaugurou sua nova Flagship (loja âncora) na Fifth Avenue, em Nova York, que continua com cinco andares e decoração moderna, ao lado de lojas como Fendi, Prada e Chanel. Atualmente a marca conta com três lojas âncoras, localizadas em Nova York, Los Angeles e Londres. O plano internacional de expansão da marca começou em 2006 com a inauguração de uma loja no Canadá. No dia 22 de março de 2007 inaugurou uma loja na cidade de Londres. Somente nas primeiras 6 horas a nova loja registrou vendas de US$ 280 mil. Esse plano de expansão terá continuidade com a entrada no mercado japonês prevista para 2008/2009.

A comunicação


As campanhas da grife são emblemáticas (de teor erótico e ambíguo) repetindo o sucesso do estilo Calvin Klein para vender cuecas. E polêmica é o que não falta. Em 1998, a organização americana Mothers Against Drunk Driving se voltou contra a ABERCROMBIE porque o catálogo de volta às aulas trazia dicas para fazer sexo no dormitório e receitas e jogos de bebidas alcoólicas. Ou uma das edições de seu catálogo de natal que foi retirada das lojas após grupos conservadores protestarem contra o conteúdo. Havia referências a sexo oral e grupal, bem como casais quase nus deitados sob uma árvore de natal. A marca porém foi além. Lançou um concurso para eleger seus modelos e todos os anos homens e mulheres viram celebridades. Um “American Idol” para modelos. As lojas exibem grandes painéis com rapazes e moças de impressionante beleza e dentro das lojas os vendedores e o conceito não deixam por menos. Além de campeonatos esportivos, concursos de design e muito mais. Mas a ABERCROMBIE não levanta bandeiras. Deixa claro que seu negócio é vender roupas e o conceito de superioridade.

Os dados

● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 4 de junho de 1892
● Fundador: David Abercrombie e Erza Fitch
● Sede mundial: New Albany, Ohio
● Proprietário da marca: The Limited
● Capital aberto: Sim (1995)
● Chairman & CEO: Mike Jeffries
● CFO: Michael W. Kramer
● Faturamento: US$ 3.3 bilhões (2007)
● Lucro: US$ 422 milhões (2007)
● Valor de mercado: US$ 6.8 bilhões (2007)
● Lojas: 984
● Presença global: 3 países
● Presença no Brasil: Não
● Maiores mercados: Estados Unidos, Canadá e Inglaterra
● Funcionários: 86.400
● Segmento: Roupas casuais
● Segmento: Roupas e acessórios modernos
● Outros negócios: As marcas Abercrombie Kids, Hollister Co. e Ruehl 925
● Ícones: O alce (moose) de seu logotipo e as iniciais A&F
● Slogan: Casual Luxury.
● Website: www.abercrombie.com
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).