terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Tommy Hilfiger

Tommy Hilfiger na New York Fashion Week 2008
Vídeo - T. Hilfiger NY Fashion Week 2008


O estilista que começou a carreira vendendo calças boca-de-sino para universitários nos anos 70 e hoje comanda uma marca milionária, símbolo do estilo de vida norte-americano.


Fusca Fashion

Nascido em 1951, na cidade de Elmira, Estados Unidos, Tommy Hilfiger despontou rapidamente no mundo da moda, não somente pelo talento como estilista, mas também pela habilidade de administrar seus negócios.Autodidata, começou a carreira em 1969, aos 18 anos, quando ainda era um estudante, com apenas US$ 150 no bolso e 20 calças jeans tipo boca-de-sino no banco traseiro de seu Fusca.


Oito anos mais tarde, já comandava uma rede de dez lojas de roupas e acessórios no estado de Nova Iorque, a People’s Place. Na transição de empresário para criador de moda, em 1979, Tommy mudou-se para a cidade de Nova Iorque para se promover como estilista e desenvolver coleções próprias. Já na Big Apple “Grande Maçã”, o estilista trabalhou para a Jordache durante alguns anos, até lançar a marca que leva seu nome, em 1985, de roupas masculinas e femininasAté a metade da década de 90, o perfil de consumidor da Tommy Hilfiger era semelhante, na época, ao de marcas como Calvin Klein - homens brancos, de classe média e meia idade.

Mas quando o polêmico cantor de rap Snoop Dogg (na época, conhecido como Snoop Doggy Dog) apareceu vestindo uma camisa Tommy Hilfiger no Saturday Night Live, popular programa de humor da televisão norte-americana, em 1994, jovens negros aderiram à moda e as vendas dispararam da noite para o dia.
O fenômeno surtiu efeito até mesmo nas criações do estilista, que percebeu esse nicho e logo passou a desenhar roupas mais largas e casuais para suprir a demanda de consumidores ávidos pelo estilo streetwear (em uma tradução literal, “moda das ruas”).

No ano seguinte, Tommy Hilfiger foi eleito designer do ano na categoria de moda masculina pelo Conselho dos criadores de moda dos Estados Unidos, o Council of Fashion Designers of America, e, desde então, passou a investir na imagem de músicos e artistas, que influenciam diretamente o estilo de seu público.

Jennifer Lopes

Hoje, a versatilidade de Tommy Hilfiger agrada a jovens fãs de hip hop e streetwear, mas também se encaixa no perfil de jovens mais “mauricinhos”, adeptos de um visual esportivo clássico.

Em 2008 a marca TOMMY HILFIGER pode ser achada nas melhores lojas de departamento do mundo, possuíndo lojas próprias nas cidades de Londres, Tóquio, St. Tropez, São Paulo, Cidade do México e em Hong Kong, com uma linha composta por 40 produtos e 165 pontos de vendas.





Ao lado esquerdo TH Store em Santa Mônica - CA, ao lado direito Beyonce e Hilfiger.